Pra quê um arquiteto?

áreas-de-atuação-de-um-arquiteto-920x368

Mudamos para a casa nova e decidimos fazer logo uma pequena reforma, uma churrasqueira, um fogão à lenha, um quarto de hóspede e mais um banheiro. Desenhei, desenhei, desenhei. Mil hipóteses que quase tiram meu sono. De madrugada vez por outra acordava pensando, ah achei a solução. Faço assim, faço assado. Pensava ansiosa, até pegar de novo no sono. No carro eu imaginava outra coisa. A idéia da noite anterior (que eu até desenhei no dia seguinte) não era ideal, ocuparia muito espaço. Penso em outras formas, não sei, mas sabe quando você sente claramente que ainda não achou a solução? Aí veio um amigo antigo que por coincidência virou nosso vizinho (aliás nós viramos vizinhos dele). O Pedro Daldegan, arquiteto. Num bate papo descompromissado trouxe idéias simples e criativas. Ouviu o que a gente queria e sugeriu. Gente como é fácil, era exatamente isso que eu queria! Pra que quebrar isso, aproveita aquilo, esse fundo assim é bom, ventila, a sua outra idéia tal não funciona. Pronto. Resolveu. Fizemos tudo. Acabou a obra inicial, ufa. No sábado passado veio a sogra da minha irmã aqui em casa. Minha amiga Batta. Fina. Muito querida. Eu me queixei à ela que nossa única insatisfação com a casa é com a sala, que de fato é pequena. Ela como arquiteta experiente também me ouviu. E sugeriu. Esta sala toda de tijolinho está muito contrastada com a cozinha americana, toda branca, clara, moderna e clean. Estão brigando. A cozinha parece muito maior que a sala. Se você tampar o tijolinho com massa e pintar toda a sala de branco, vai dar uma harmonizada, ampliar e clarear. Coragem Joana, cobre um pouco deste tijolinho, tem muito na casa, vai até realçar o restante me dizia a arquiteta. Eu adoro tijolinho, me explicava Batta, na minha casa tem em várias partes, mas muito assim cansa. Escurece. Diminui. Meu irmão Pedro Praia estava na visita e entrou na conversa (na época que era estudante de arquitetura) a qual ele acompanhava atentamente. Complementou, puxa sua parede até aqui, você ganha quase dois metros (é fácil de fazer) muda a porta pra esse lado de cá e você resolve sua entrada, continua com um abrigo pra chuva e ganha uma parede e mais um pedação pra sala. Nossa que maravilha. Eu que estava querendo derrubar um quarto de dentro. Perder um quarto pronto, imagina que burrice. Eles resolveram de novo, estes danados! Quando der um fôlego vamos fazer. Estas visitas de amigos arquitetos são boas demais! Estou ficando fã desse povo. E eu hoje penso, como ainda tem gente que tem coragem de dizer que dá pra fazer uma casa inteira sem pagar um arquiteto? Dá não minha gente, dá não.

Um comentário sobre “Pra quê um arquiteto?

Deixe um comentário