Quem disse que as bonecas não dormem?

Já era tarde, hora da Helena dormir, mas ela estava eufórica com a boneca nova, a tal da Baby Alive, boneca cara que só. Fala, come, faz cocô. Você precisa comprar uma comidinha que vende nessas lojas famosas de brinquedos. Imagine, comprar comida pra boneca. Fala sério. Bom, o fato é que ela amou a boneca. Estava sentada na cama de pijama com sua nova filha no colo. Os olhos baixos, bocejando sem parar, mas firme, querendo resistir. Tentei demovê-la: Lelê por hoje já chega, amanhã você brinca mais, vamos pôr a boneca para dormir ali no carrinho porque você e eu também precisamos descansar. Ela rebateu: Tá bom mamãe, mas ontem ela dormiu de olho aberto porque estava sem pilha coitada, agora, ela vai ter que dormir de olhos fechados. Ai meu Deus, pensei. Mas ok, vamos lá. O lance é que a boneca é uma peleja. Fala um texto imenso, faz mil gracinhas, depois dorme, ronca, acorda e começa tudo de novo. Então a gente combinou assim, eu ficava com a boneca no colo, ligava e quando chegasse a hora do ronco, desligaria pra ela dormir de olho fechado. Mas a maluca da boneca tem um botãozinho de borracha meio molinho, difícil de sentir no tato, muito estranho. Você toca e ele não funciona na hora, sei lá. Ou eu não estava tendo a manha. Aí a  boneca começou: Mamãe gosto muito de ti (gente a boneca é gaúcha, eu gritei às gargalhadas). Helena com sono já meio irritada, querendo chorar falou, pára mamãe, presta atenção pra desligar na hora certa. Aí lá foi a boneca, pediu comida não sei quantas vezes, pediu beijo, abraço, água, pediu pra limpar o cocô (não tinha cocô pra limpar, não tinha comida, isso facilitou naquele momento), cantou, riu, chorou, até que bocejou várias vezes, roncou… e fechou os olhos. Helena então falou, quase num grito, desliga mamãe, rápido, antes que ela acorde. Quando eu toquei no botãozinho, a boneca arregalou os olhos, deu uma risadinha e disse: olá mamy! Helena se estressou. O que você fez mamãe? Ah não, agora vai demorar um tempão pra ela dormir de novo. Você ligou, mamãe, e não desligou. Eu expliquei, não foi não Helena, não sei o que houve filha. Olha, é melhor você controlar o botãozinho, sugeri. Helena já querendo chorar, pediu: não mamãe, eu tenho que ficar olhando pra ela,  sou eu que sei a hora certinha que ela vai fechar os olhos, é melhor eu falar já e você desligar. Ok, aceitei tentar mais uma vez. Imagine a novela. A boneca iniciou toda a ladainha de novo e na hora H, parecia brincadeira, deu errado e a doida de novo arregalou os olhos e sorrindo disse: olá mamy! Jesus, a Helena caiu aos prantos no travesseiro, eu tive uma crise de riso, tentando acalmá-la, mas ela ficou irada com a situação. Revoltada, me olhou séria e disse que não ia dormir com a boneca de olhos abertos, que a boneca precisava descansar e fechar os olhos. Eu fiquei sem argumento. Coloquei as regras, já meio brava: Helena, eu vou tentar pela última vez, se essa boneca não ficar de olhos fechados quando eu desligar, eu desisto e você vai dormir assim mesmo. Ela ficou parada em frente a boneca. Eu com a teimosa no colo. As duas sentadas em cima da cama, de pijama, exaustas com aquele brinquedo frenético. A boneca disparada, falando sem parar, Helena caindo de sono com as lágrimas rolando no rosto e eu tensa, mentalizando e rezando pra dita cuja ficar de olhos fechados no final. Desliguei e deu certo. Ufa!! Helena deu um sorriso feliz entre as lágrimas. Ai que alívio eu disse. Coloquei ela no carrinho de bebê. Helena sonolenta ainda pediu: por favor mamãe, deixe ela dormir na cama de cima, ela ainda está se acostumando aqui em casa, eu quero que se sinta bem. Deixei. Recostei-me ao lado da minha pequena maluquinha, viajandona, criança de tudo, pra descansar a coluna alguns segundos antes de apagar a luz. Pisquei os olhos e quando dei por mim Helena já estava dormindo profundamente. Beijei-a. Ela deu um longo e aliviado suspiro. Me levantei devagarzinho, olhei a boneca dormindo de olhos fechados no carrinho. Estava tudo certo. Apaguei a luz e fui pro meu quarto dormir. Amém.

13 comentários sobre “Quem disse que as bonecas não dormem?

  1. Eu simplesmente tive uma crise de riso de 10 minutos com seu depoimento. Minha filha ganhou uma Baby Alive hoje e a primeira coisa que perguntei era se ela dormia de olho fechado. Kkkkkkkk..

  2. Estou rindo até agora! A Lígia me contou esta história no meio de mil gargalhada e eu não podeia deixar de ler. Adorei!

  3. Todo amor e muita luz para essa família linda!
    Agora, pensa bem, seu bebê recém chegado, ambiente novo, mamãe nava, vovó nova e dormir de olho aberto???
    Ah não!!! Beijinhos e muito carinho 😉

  4. Essa tá melhor que encomenda. Que estresse, Deus. Cuidado com ela, Jan. Ou vamos elaborar um plano e dar um jeito nessa boneca.
    Um beijo, amo muito vocês três e parabéns pelo texto que encerra o ano!

  5. Lindo…Consegui ver a cara da Helena falando as frases e argumentando, com uma mega criatividade que já veio de berço. Bom demais olhar pelo olhos de uma criança e parabéns pela sua sensibilidade.

    Adorei seu Blog, depois vou ler os outros posts.
    Beijos.

  6. Joana dei gargalhadas! Vi a cena direitinho, muito bem escrito e bom de ler! Leria centenas de crônicas suas! Te amo muito. Má

  7. Joana de Deus!!!!!

    Que engraçada essa história! Gente!!!! Dei gargalhadas lendo. É a cara da Lele isso tudo!

    Beijinhos

    Vi*

  8. Para uma sexta-feira véspera de Natal parada e morta aqui na redação, nada melhor do que ler essa sua labuta com a boneca. Dei milhões de risadas e só fiquei vendo o seu rosto (lindo) contado essa historia.
    Beijos

Deixe um comentário