I’m just a jealous guy, até Jonh Lennon assumiu

Certa vez no Maranhão, eu estava com meu marido conversando numa mesa com algumas pessoas. Estavam sentados ali eu e Ricardo,  o Del dono da pousada, o Maciel um amigo guia, o Tuca um menino de uns 12 anos morador dali (muito divertido) e um pescador tatuado meio coroa com sotaque latino. Era uma pousada pequena e muito simples, bonita, rústica e bem a cara das casas daquele povoado, com muita palha e madeira. Estávamos no meio dos Lençóis Maranhenses, num lugar onde todo o solo é de areia. Uma pequena vila, isolada. De repente chega um homem alto e forte, sem blusa, só de chinelo e bermuda. Nativo. Os dois amigos que o conheciam na mesa o apresentaram apenas para o Ricardo. O homem sentou, pegou um copo, se serviu de cerveja e entrou no bate papo. De repente vem lá de dentro a ajudante do dono da pousada. Uma mocinha pequena, magrinha, adolescente, devia ter por volta dos seus dezesseis anos, mas assim, já com cara de mulher. Se aproximou calada e tímida, como se fosse um fantasma, sentou ao meu lado, na beira do banco de madeira e ficou quieta. Não olhou pra mim nem tampouco entrou na conversa. Ali ficou apenas prestando atenção aos assuntos masculinos, quase igual ao que eu fazia. Eu acabei me entretendo com o Tuca, num bate papo paralelo. E a menina ficou ali sentada bem em frente aos homens, ouvindo a conversa atentamente.

Poucos minutos depois que aquele nativo enorme entrou e sentou, veio atrás dele a sua mulher. Apareceu rápido, como que surgiu do nada e parou na frente da nossa mesa. Com a cara bem séria que algumas maranhenses têm, vejam o que ela disse para seu marido (esqueci de dizer que ela também era bem pequena e franzina, como a adolescente que se sentou a mesa): “Eu estava te procurando Fulano. Estou ciumando de ti.” Depois olhou pra menina e disse: “Fulana levanta daí. Se eu te pegar olhando pro meu marido de novo, eu furo teus olhos”.

Todos ficaram em silêncio, mas sem expressão de espanto. Momentaneamente o assunto parou, mas assim que a esposa virou as costas e saiu os homens voltaram a conversa. A menina ajudante da pousada, muda se levantou e voltou pra cozinha. O marido tomou mais um copo de cerveja já em pé, disse tchau e saiu. Ninguém estranhou nem comentou. Ele foi embora e o bate papo continuou sem que ninguém comentasse o fato.

Um comentário sobre “I’m just a jealous guy, até Jonh Lennon assumiu

  1. Interessante as nuances da língua, os neologismos, G.Rosa e Mário de Andrade teriam reproduzido isso, se é que não o fizeram. Parabéns amiga!

Deixe um comentário